fbpx
Agende sua consulta na unidade mais próxima da sua casa.

Endocrinologia

Endocrinologia

Estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.

Possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireóide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares.

Crescimento

Alterações hormonais, nutricionais ou genéticas podem afetar o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. O endocrinologista é capaz de avaliar o caso e investigar as causas de alterações no desenvolvimento, orientando qual o melhor tratamento.

Doenças da Glândula Supra Renal

A glândula supra renal é uma glândula endócrina situada acima dos rins. Algumas doenças podem comprometer o funcionamento normal dessas glândulas, levando ao excesso de algum de seus hormônios ou sua deficiência.

Doenças da Glândula Supra Renal

A glândula supra renal é uma glândula endócrina situada acima dos rins. Algumas doenças podem comprometer o funcionamento normal dessas glândulas, levando ao excesso de algum de seus hormônios ou sua deficiência.

Doenças da Hipófise

A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem como função regular e produzir diversos hormônios. Várias doenças podem acometer esta glândula levando a diminuição ou produção excessiva desses hormônios, gerando quadros clínicos específicos, conforme os hormônios afetados.

Diabetes

A diabetes é uma síndrome de origem múltipla que causa aumento da glicose no sangue. Existem diferentes tipos de diabetes, sendo as mais comuns: pré-diabetes, diabetes tipo I, diabetes tipo II, diabetes gestacional. Os sintomas podem variar, mas exames como o teste de glicemia e a hemoglobina glicada podem detectar a síndrome.

Obesidade

A obesidade é o excesso de gordura no corpo que pode ser medida pelo IMC (índice de massa corpórea). A gordura localizada no abdômen é a mais prejudicial, pois representa um grande risco para a saúde e está associada ao desenvolvimento de diabetes, aumento da pressão arterial, aumento do colesterol, entre outras doenças. Com dietas adequadas e um tratamento orientado pelo endocrinologista é possível diminuir os riscos e complicações da obesidade.

Tireoide

A tireoide é uma glândula com formato de borboleta, localizada na parte inferior do pescoço. Interfere metabolismo, no crescimento e desenvolvimento de crianças, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, no controle emocional etc. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). Durante a consulta o médico também investiga a presença de nódulos na tireoide.

AGENDE AGORA!